[SP] Estudantes protestam contra a EaD e o Ensino Híbrido na Unicamp

No dia 18/03, o Centro Acadêmico dos Estudantes de Química (CAEQ) da Unicamp esteve presente no ato na frente da Reitoria em defesa das Universidades Públicas, contra o projeto de privatização que tem tomado forma na Educação à Distância (EaD) e Ensino Híbrido (EH).

A Unicamp retornou com as aulas presenciais no último dia 14. Entretanto, com a desculpa de evitar a lotação completa das salas de aulas, adquiriu 220 equipamentos de filmagem e transmissão de forma a criar “salas gêmeas”. Estes equipamentos, que custaram quase R$ 3 milhões, estarão presentes em 22% das salas de aulas. Em apenas uma semana de retorno ao campus, acumulam-se as reclamações dos estudantes em relação a qualidade das transmissões e do absurdo que tem sido assistir aulas de forma remota mesmo com totais condições sanitárias para que isso não fosse necessário. Se a preocupação fosse manter o distanciamento sem prejudicar a qualidade do ensino, porque não investir estes R$ 3 milhões em aprimoramento da infraestrutura e na contratação de mais professores? Estes problemas são históricos na Unicamp, não surgiram na pandemia.

Para o ato, foram confeccionados cartazes em conjunto com estudantes da Química e demais cursos, com palavras de ordem como: “Não a implementação da EaD e EH!”, “Em defesa da Universidade Pública e Gratuita!”. Assim como o Ensino Remoto Emergencial (ERE) colocado goela abaixo nos estudantes no início da pandemia sem nenhuma discussão e democracia, querem pôr em prática o Ensino Híbrido. Cabe aos estudantes seguir em frente e continuar lutando para barrar o avanço desse projeto de sucateamento e privatização da educação e de nossas universidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s