Nota de repúdio às agressões aos professores por parte da GCM/ROMU de Goiânia!

A Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia vem por meio desta, denunciar as agressões levadas a cabo pela GCM/ROMU de Goiânia aos professores e demais trabalhadores e trabalhadoras do ensino. No último dia 31 de março, em ato realizado na porta do CMEI Areião, os trabalhadores foram recebidos com repressão. Spray de pimenta foi lançado em direção aos manifestantes, além dos GCM’s pisarem na cabeça dos que estavam sendo detidos injustamente. Uma professora levou um soco de um guarda, como mostra vídeo gravado pelos manifestantes.

O ato ocorrido no CMEI Areião é parte das mobilizações pela Greve que os professores e demais trabalhadores do ensino de Goiânia têm realizado em defesa de melhores condições de trabalho. Os servidores estão há 3 anos sem reajuste salarial; a prefeitura tem se negado a pagar o reajuste de 33% que a lei federal determina; trabalhadores do setor de limpeza e merenda e professores contratados estão trabalhando sem receber Vale Transporte; há uma sistemática precarização das condições de trabalho como falta de funcionários, salas superlotadas, ausência da garantia de medidas sanitárias seguras, prédios precários, etc. É este o cenário que tem levado os servidores a declararem Greve.

A ExNEPe declara seu apoio aos professores e demais trabalhadores do ensino de Goiânia que em meio a greve tem lutado de forma combativa e resistido bravamente em defesa do ensino público e gratuito. Declaramos todo apoio ao SIMSED – Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia e exigimos que os responsáveis pelas agressões aos servidores sejam punidos imediatamente. Lutar não é crime!