Pré-ENEPe é realizado durante semana da calourada na Unifesp

Nessa quinta, dia 14, foi realizada uma atividade de preparação para o 41º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe), que será realizado entre os dias 20 a 24 de abril em Niterói/ RJ. O Pré-ENEPe fez parte de uma série de atividades promovidas pelo Centro Acadêmico de Pedagogia e que compuseram a Calourada, nessa primeira semana de aula presencial dos ingressantes do curso.

O evento ocorreu em dois períodos, no vespertino e no noturno, atendendo a maior parte dos estudantes, inclusive aqueles que trabalham durante o dia e estudam à noite. Durante a atividade foram distribuídos panfletos comemorativos de 1 ano da criação do Comitê Estudantil de Solidariedade Popular (CESP), iniciativa que surgiu do Plano de Lutas do 40° ENEPe em Curitiba, que deu a tarefa a todos os estudantes, professores e ativistas de colocar a universidade a serviço do povo.

De tarde, às 16h, foi realizada uma roda de conversa em que foram reproduzidos os vídeos de divulgação do 41º ENEPe, do 40º Encontro Nacional em Curitiba e do 39º ENEPe de Guarulhos e depois foi feita uma exposição de como funciona o congresso, tirando dúvidas e ressaltando seu caráter combativo, classista e independente, sendo a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) a única entidade a manter-se firme na luta mesmo durante a pandemia, momento em que mais foi necessário lutar pelo direito de estudar e aprender frente ao ataque privatista da imposição da EaD no ensino público.

Em meio ao debate, os estudantes demonstraram concordância com a posição da ExNEPe. Uma aluna chegar a afirmar que estava muito desiludida com o sistema político diante do corte de verbas e que apenas com combatividade se poderia enfrentar esses ataques.

De noite, às 19h, houve uma roda de conversa de apresentação do curso de pedagogia com os professores do Departamento de Educação e Coordenação do curso onde teve a participação de representantes da ExNEPe que interviram no debate trazendo o histórico combativo do movimento estudantil da universidade e convidando os estudantes a participarem do 41º ENEPe, evento decisivo para a organização da luta dos estudantes contra a privatização, a Educação à Distância, o ensino híbrido e o corte de verbas e em defesa do ensino público, gratuito, científico e a serviço do povo, luta que hoje é encabeçada pela ExNEPe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s