Fotos do primeiro dia do 41º ENEPe

Mesa de abertura

Abertura do 41º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia contou com apresentação e fala da Secretaria Nacional da ExNEPe que enfatizou a importância da realização do Encontro presencial dentro de uma universidade pública, vitória conquistada com duras lutas empreendidas durante esses dois anos, na qual a ExNEPe pesistiu na luta presencial. Nesse momento também foram saudadas as diversas delegações de estados de norte a sul do Brasil, aprovação do regimento interno e formação das Comissões de Trabalho que atuaram na organização do evento em conjunto com a Comissão Organizadora.

Apresentação das delegações

Mesa 2 – Situação Política

Com participação do Editor-chefe do jornal independente e popular A Nova Democracia, foi explanado sobre a profunda crise econômica internacional e como ela se manifesta em nosso país, que é dominado por potências estrangeiras que impõem políticas de retirada de direitos, de expoliação das riquezas nacionais e que levam as condições de miséria e opressão sofridas pelas camadas populares e, como lei da História, as classes mais exploradas são as que mais se levantam contra a opressão que sofrem. Apesar das condições difíceis, elas também anunciam a expectiva de transformação social.

Mesa 3 – Alfabetização e Letramento

Com presença da profa Andréa Serpa que fez uma exposição contextualizando da precarização das escolas que leva a analfabetização dos alunos, fato que se agravou durante o período de pandemia em que as escolas e universidades foram fechadas e o ensino remoto foi imposto, deixando os estudantes abandonados a própria sorte e se escancarou o ataque ao direito de estudar e aprender. O processo de alfabetização não pode ser reduzido a uma discussão sobre os métodos, que dependerão da particularidade de cada sala de aula, mas centrado no compromisso dos professores em conhecerem seus alunos e, junto a eles, encontrarem o caminho para a aquisição da cultura historicamente produzida pela humanidade.

Resistir, lutar com a cultura popular!

Independência, classismo e combatividade, a ExNEPe avança com luta de verdade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s