Fotos do 41º ENEPe

QUINTA (21/04)

Veja mais fotos do 1° dia clicando aqui.

Mesa de Abertura: Saudação das delegações, apresentação do regimento interno e formação das comissões de trabalho

Abertura do 41º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia contou com apresentação e fala da Secretaria Nacional da ExNEPe que enfatizou a importância da realização do Encontro presencial dentro de uma universidade pública, vitória conquistada com duras lutas empreendidas durante esses dois anos, em que a ExNEPe pesistiu na luta presencial. Nesse momento também foram saudadas as diversas delegações de estados de norte a sul do Brasil, aprovação do regimento interno e formação das Comissões de Trabalho que atuaram na organização do evento em conjunto com a Comissão Organizadora.

Mesa: Situação Política

Com participação do Editor-chefe do jornal independente e popular A Nova Democracia, foi explanado sobre a profunda crise econômica internacional e como ela se manifesta em nosso país, dominado por potências estrangeiras que impõem políticas de retirada de direitos, de espoliação das riquezas nacionais e levam as condições de miséria e opressão sofridas pelas camadas populares e, como lei da História, as classes mais exploradas são as que mais se levantam contra a opressão que sofrem. Apesar das condições difíceis, elas também anunciam a expectativa de transformação social.

Mesa: Alfabetização e Letramento Como Direito de Estudar e Aprender

Com presença da profa Andréa Serpa que fez uma exposição contextualizando a alfabetização e os desafios enfrentados pelos professores na educação pública, considerando também que o analfabetismo tem se agravado na pandemia. O processo de alfabetização não pode ser reduzido a uma discussão sobre os métodos, que dependerão da particularidade de cada sala de aula, mas sim centrado no compromisso dos professores em conhecerem seus alunos e, junto a eles, encontrarem o caminho para a aquisição da cultura historicamente produzida pela humanidade.

CulturalDia 1

Apresentação da banda fluminense Casa Norte, que tocou músicas autorais e popular, agitando a noite do 41º ENEPe em ritmo de carnaval!

SEXTA (22/04)

Veja mais fotos do 2° dia clicando aqui.

Mesa: Reabertura das Universidades – “A Eficácia das Vacinas como Garantia para o Retorno das Aulas Presenciais”

O professor Leonardo Kaplan da UERJ, diretora Anamaria D’Andrea Corbo da FioCRUZ, a professora Maria de Fátima Siliansky da UFRJ e CEBRASPO discutiram como a ciência tem desenvolvido pesquisas sobre a pandemia para a criação de protocolos e vacinas que garantem a reabertura das universidades e escolas. No entanto, o retorno presencial foi conquistado apenas com a árdua luta pelo movimento estudantil e popular em geral que tem reivindicado a imunização para o povo e o direito de estudar e aprender.

Manifestação

Vitoriosa manifestação do 41º ENEPe que percorreu as ruas de Niterói.

Mesa: Novo Ensino Médio e BNC: Esvaziamento científico dos currículos

Os professores Guilherme Macedo do MOCLATE, o diretor da Faculdade de Educação da UFF Fernando Penna, Marilsa Miranda da UNIR e Andréa Serpa da FE UFF discutiram qual a relação entre a contrarreforma do Ensino Médio, como a BNCC e a BNC de formação estão interligadas e qual o contexto de sua implementação pelos governos federais. O esvaziamento científico do currículo, a falta de financiamento, o seu caráter tecnicista, a relação com políticas do Banco Mundial entre outros, reforçam a ideia de ser uma medida que visa uma formação para atender aos interesses do capital que enfrenta uma de suas maiores crises.

Cultural – Dia 2

Bloco de Carnaval à fantasia com a banda Locomotiva da Baixada

SÁBADO (23/04)

Veja mais fotos do 3° dia clicando aqui.

Apresentação de Trabalhos Científicos

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes do Encontro, nos mais diversos temas em consonância com a educação. As pesquisas foram submetidas a avaliação dos professores Marcos Calazans (UFOP) e Filipe Gervásio (UFCG-CDSA).

Passeio na Praia

Tarde de passeio pelos pontos turísticos de Niterói e Rio de Janeiro.

Cultural: Noite das Delegações

Todos apresentaram um pouco da cultura e arte produzida em seus estados nativos. Houveram declamação de poesias, canto de músicas, aulas públicas sobre lutas históricas da região e até apresentação de canções e peças de teatro autorais.

DOMINGO (24/04)

Veja mais fotos do 4° dia clicando aqui.

Mesa: EaD e Ensino Híbrido: A falsa democratização do ensino público

O debate contou com a participação das professoras Marilsa Miranda (UNIR), Marian Dias (UNIFESP) e Antônio, Secretário Executivo da ExNEPe, que discorreram sobre como a Educação à Distância tem sido a principal forma de privatização do ensino público, especialmente em relação a área educacional, fenômeno que advém da necessidade do capital, através de organismos internacionais como Banco Mundial e CEPAL, de formar mão de obra barata para um mercado de trabalho cada vez mais precário. E também para impor o controle e conformação ideológica de uma massa juvenil sedenta por mudanças.

Grupos de Discussão

Discussão entre os estudantes sobre os principais temas debatidos no Encontro e balanço do 41° ENEPe.

Plenária Final

A Secretaria Nacional da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia apresenta balanço do 41° ENEPe e homenagem aos palestrantes convidados. São aprovados o Plano de Lutas e as Moções e Notas do Encontro. São empossados os representantes regionais e a nova Diretoria da Entidade.

Mutirão de Limpeza

Todos os participantes são convocados a ajudar na limpeza e organização dos espaços utilizados que sediaram o evento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s