[MS] Estudantes da UEMS e UFGD se unem para vitorioso Pré-ENEPe

A Executiva Sul-mato-grossense de Estudantes de Pedagogia (ExSMEPe) realizou no mês de abril jornadas de mobilização estudantil em forma de um ato e um pré-ENEPe, com o objetivo de preparação para o 41º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe) que acontecerá na cidade de Niterói, Rio de Janeiro entre os dias 20 a 24 de abril.

Depois da mobilização e arrecadação financeira ocorridas nos meses de fevereiro e março para conseguir viajar para o Rio de Janeiro, houve um ato, em 7 de abril, na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), para pressionar a reitoria a ceder um meio de transporte para os estudantes irem à Niterói. O ato ocorreu, pois a reitoria não estava garantido nenhum transporte para a ExSMEPE, enquanto havia cedido vários ônibus para o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Ao fim, a pressão dos estudantes garantiu que a universidade subsidiasse parte dos custos para que os alunos se organizassem com transporte próprio para ir ao Rio de Janeiro.

No dia 11 de abril, houve a realização do pré-ENEPe com o tema “A luta dos estudantes de pedagogia na pandemia e os desafios atuais!” na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com alunos da UFGD e da UEMS. No evento, a mesa debatedora apresentou o histórico de lutas da Pedagogia, com ênfase naquelas dirigidas pela Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe), desde o rompimento com a União Nacional dos Estudantes até os últimos embates durante a pandemia de covid-19. As falas enfatizaram a importância da luta independente, classista e combativa no movimento estudantil.

Autossustentação da viagem

Alunos da Pedagogia e de outras Licenciaturas venderam paçocas e pediram contribuições para apoiadores e professores democráticos como forma de arrecadar fundos para o ENEPe. As vendas foram bem recebidas pelos estudantes, técnicos, professores e funcionários terceirizados de forma geral que compreenderam o motivo e mostraram seu apoio a luta pela educação pública, gratuita e à serviço do povo.

Público do pré-ENEPe realizado no MS com estudantes da UFGD e UEMS
Fala de representantes da ExNEPe no Pré-ENEPe realizado no MS
Estudantes adentram a UEMS em ato por meio de transporte
Estudantes junto com a ExSMEPe dentro da sala da reitoria da UEMS após vitorioso ato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s