[SP] Estudantes fazem colagem de cartazes contra a precarização da universidade

Na última terça-feira, estudantes da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em conjunto com Centro Acadêmico de Pedagogia Cecília Meireles Gestão E Vamos à Luta! organizaram uma confecção e colagem de cartazes pelo campus como forma de denunciar a precarização da universidade no retorno presencial.

Desde que a universidade reabriu e as aulas presenciais retornaram os alunos se depararam com o laboratório fechado, sem computadores e sem as cotas de impressão; o campus sem Wi-Fi e diversos problemas com o transporte até a universidade.

Além disso, o bandejão havia tido seu acesso restringido e para comer lá seria necessário o agendamento, com 50 vagas por horário, desconsiderando completamente que a demanda é muito maior, pois diariamente circulam cerca de 350 discentes, sem contar funcionários e visitantes, que também se alimentam na restaurante universitário. Essa situação foi revertida posteriormente, mas apenas quando a direção se viu diante da indignação dos estudantes.

A precarização é a expressão e efeito do corte orçamentário nas universidades federais, corte de mais de 1 bilhão de reais e que foi pavimentado pela imposição da Educação à Distância no ensino superior. Com as IFES de portas fechadas e com a desmobilização do movimento estudantil, foi fácil justificar que a universidade podia funcionar com menos dinheiro e passaram a boiada do projeto privatista.

Poucos dias depois da colagem de cartazes, a diretoria anunciou que vão retornar com o serviço das cotas de impressão a partir da semana que vem. Isso foi uma vitória parcial da mobilização estudantil. Cabe agora continuar a luta contra o corte, aumento do preço do R.U. e pelo retorno 100% presencial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s