Na última quinta feira, 2 de Junho, foi realizada no Hall da UEPa uma Aula Pública com o tema “Defender a Universidade Pública com Unhas e Dentes”. A atividade foi organizada pela Executiva Paraense dos Estudantes de Pedagogia (ExPaEPe) e contou com a participação de estudantes de pedagogia e diversas licenciaturas.
A aula teve como objetivo debater sobre as últimas ofensivas do governo de Bolsonaro e Generais como a tentativa de passar a PEC 206/19 que busca mudar na Constituição Federal o carácter gratuito das universidades públicas impondo cobrança de mensalidades aos estudantes e jogando os critérios de quem paga ou não nas costas das próprias universidades. Essa medida visa atacar o principal pilar dessas instituições que é sua gratuidade, além dos sucessivos cortes de verbas que vem acontecendo de forma sistemática, sendo que o da última semana bloqueou mais 3 bilhões do MEC, nada mais do que o velho plano de sucatear para privatizar e entregar o ensino público nas mãos dos monopólios privados da educação e tecnologia.
Os estudantes apontaram o caminho da luta e da organização através da greve de ocupação, a exemplo da grandiosa greve da UNIR que ocorreu em 2011, a ocupação do bandejão da UERJ em 2017 e a mais recente ocupação do RU da UFPR em 2021, provando que somente com organização e ocupando os espaços das universidades os estudantes são capazes de obter vitórias contra as retiradas e conquistar direitos.
Os discentes e docentes da universidade estadual participaram de forma ativa, colocando suas posições sobre o tema, além de contar com a intervenção de um estudante de pedagogia que demonstrou todo o seu apoio a necessidade da greve de ocupação se dispondo a fazê-la e ajudar no que for necessário.





