[GO] Vitoriosa Assembleia Pedagogia UFG

Foi realizada na última sexta-feira (10/06), importante Assembleia dos estudantes de Pedagogia da UFG. O curso tem seu Centro Acadêmico inativo desde o ano de 2018, situação que contribui para a desmobilização estudantil na região, principalmente frente à necessidade de se organizar para construir a luta independente e combativa. 

Na data foram realizadas duas Assembleias, uma para os estudantes do matutino, contando com 70 presentes. E uma para os estudantes do noturno, com um total de 89 estudantes presentes. A vitoriosa organização foi realizada e conduzida pelas estudantes do curso, contando com o apoio do DCE que cumpre com sua função de auxiliar os cursos na reestruturação dos seus CA. 

Dois importantes encaminhamentos foram dados, o primeiro relativo à Comissão de Trabalho que vai redigir o novo estatuto para o Centro Acadêmico da Pedagogia. O segundo, com relação à Comissão de Trabalho Eleitoral, que passará a representar provisoriamente (após aprovação do estatuto) os estudantes do curso até a data da eleição da gestão.

Durante a discussão diversas estudantes realizaram importantes denúncias quanto ao acesso e permanência dentro da FE, especialmente para as mulheres mães e trabalhadoras, que não podem contar com uma creche no Campus onde está localizada a Pedagogia, mesmo representando uma grande maioria entre os alunos. Bem como grave situação de falta de acessibilidade no prédio, que está com o elevador estragado após quase 3 semanas do retorno presencial, impedindo estudantes com deficiência de acessarem suas salas de aula com autonomia. 

No noturno, as estudantes trouxeram para a luta a memória da professora Maria Emília de Castro Rodrigues e do estudante e colega Hilário Ab Reta Awe Predzawe, ambos vítimas do genocídio instaurado no desgoverno que assolou o país durante a crise sanitária. Foi reivindicado, e calorosamente aceito, que o CA deste curso seja refundado levando o nome do Hilário, para que ele se mantenha presente na luta com a mesma força que carregou em vida ao transformar as salas que entrava e todos que tocou com seu coração e força gigantes. 

As estudantes da Pedagogia da Faculdade de Educação da UFG seguem em luta para mobilizar e elevar o debate político em Goiás, não só na UFG, mas unindo todos os estudantes secundaristas e das demais IFES na construção da resistência independente e organizada. Seguindo o Plano de Lutas do vitorioso 41º ENEPe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s