[MG] Debate na UFOP: abaixo a privatização das universidades públicas e da água de Ouro Preto!

A Executiva Mineira de Estudantes de Pedagogia, junto ao Diretório Acadêmico de Física e o Comitê Sanitário de Defesa Popular de Ouro Preto, Mariana e Região organizou um debate no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da UFOP no dia 14/06, com tema “Abaixo a Privatização das Universidades Públicas e da Água de Ouro Preto”. O debate contou com a presença de estudantes de física, pedagogia, professores da UFOP e trabalhadores da cidade que tem empreendido a luta contra a entrega da água da cidade a empresa Saneouro.

O evento foi aberto com a fala de um representante do DA de Física, apontando o objetivo do debate de traçar estratégias de luta contra a privatização das universidades públicas, que sofrem o clássico ataque de serem sucateadas com reformas e cortes de verbas para serem privatizadas posteriormente. Logo, o companheiro da ExMEPe presente saudou a realização do debate, apontando a necessidade da construção de um movimento estudantil que organize a luta em combate contra o imobilismo e burocracia universitária, e que todo movimento que conquistou direitos para o povo começou com um primeiro passo dado por um pequeno grupo, consciente de suas tarefas e da situação, porém que disposto a dar luta consequente e decidida para alcançar seus objetivos.

Logo, dois representantes do CSDP fizeram uma intervenção trazendo o histórico de luta contra a entrega da água da cidade a grupos monopolistas estrangeiros, que irão lucrar rios de dinheiro em cima de um bem que é do povo da cidade, se aproveitando de uma estrutura de captação e distribuição de água que já existe e é paga com o salário dos próprios trabalhadores da cidade. Contaram como os moradores, apostando na união e no classismo, barraram a instalação dos hidrômetros impedindo a empresa de alcançar a instalação em 95% dos domicílios da cidade e daí iniciar a cobrança das tarifas, atrasando seus planos em mais de 9 meses. Agora, frente a uma nova ofensiva da empresa, que entrou na justiça para que a prefeitura lacaia force os moradores a aceitarem a instalação, é necessária dar novo salto na luta, e os companheiros do CSDP convocaram o movimento estudantil a entrarem de vez na luta, derrubar os muros da UFOP que é quase um universo paralelo aos problemas da cidade e dar toda a energia e vitalidade que a juventude tem e que necessita a luta. Os companheiros também apontaram que o caminho do povo deve ser sua luta independente e organizada, que nosso caminho não pode ser esperar a eleição deste ou aquele candidato em outubro desse ano, como se a eleição de um pelego ou fascista magicamente desse solução a todas as mazelas que sofre o povo, e não houvesse um governo militar em curso que é descaradamente representante dos interesses das classes dominantes no país.

Após essas falas, houveram várias intervenções saudando a iniciativa e concordando com as posições trazidas, apontando caminhos para dar forma a esta luta, a unir estudantes e trabalhadores contra uma mesma política entreguista de tudo o que é público, e jogar de vez o povo na miséria. Foi deliberado a criação de um comitê estudantil de luta para nessas férias vincular os estudantes que moram na cidade (pois em Ouro Preto muitos são de outras cidades) com a luta do CSDP, e na volta das férias a criação de um comando de luta dos estudantes contra a privatização da universidade e bens e serviços públicos, passando em todas as salas, realizando panfletagens e debates, manifestações, até que ocupemos de vez a UFOP e expulsemos a Saneouro da cidade!

FORA SANEOURO, A ÁGUA É DO POVO!

ABAIXO A PRIVATIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E DA ÁGUA DE OURO PRETO!

UNIFICOU, É ESTUDANTE JUNTO COM TRABALHADOR!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s