PR: Festa Junina do Comitê de Solidariedade Popular da Vila Torres

COMITÊ DE SOLIDARIEDADE POPULAR DA VILA TORRES (CSP-VT)
REALIZA VITORIOSA FESTA JUNINA!

No dia 26 de junho, o Comitê de Solidariedade Popular da Vila Torres (CSP-VT) realizou uma vitoriosíssima Festa Junina Popular no bairro Vila Torres, na região central de Curitiba. O Comitê realizou uma belíssima celebração, que contou com quadrilha junina, alimentos típicos, fogueira, brincadeiras juninas, e karaokê! Toda a festa foi realizada de maneira independente, como todas as outras atividades do CSP-VT.

O Comitê, constituído por estudantes, apoiadores e moradores do bairro, surgiu no início da pandemia (2020) e sempre buscou dar cabo às demandas do povo da região, funcionando sempre com os próprios esforços. Atualmente, o foco de suas atividades se relaciona ao Apoio Pedagógico, que oferece aulas de Artes, Inglês, Português e Matemática para crianças e jovens. O objetivo da festa, para além de uma confraternização, foi a arrecadação de fundos através da venda de alimentos e a construção, junto aos moradores, de uma belíssima festa que trouxesse vibrantemente o espírito da cultura popular. Dessa forma, todo o dinheiro que foi arrecadado durante o evento será convertido em educação e cultura para os filhos e filhas da Vila Torres.

Durante o Arraiá, quem ali esteve pôde ouvir música caipira brasileira, além dos clássicos juninos e do forró, tudo selecionado cuidadosamente por uma das moradoras. No quesito Alimentos Típicos, a celebração contou com um delicioso quentão, feito também por uma das moradoras, pastéis feitos pelo CSP-VT, bolos produzidos por estudantes da Executiva Paranaense de Estudantes de Pedagogia e pipoca, da barraquinha do jornal A Nova Democracia. Para as crianças, as brincadeiras de Corrida do Saco, de Argola e Amarelinha não faltaram. Para mais, decoração do Arraiá foi produzida de maneira coletiva, sendo os balões de São João feitos durante as aulas de Artes pelos alunos e as bandeirinhas – de papel e tecido – elaboradas em parceria com os moradores. A fogueira também foi realizada de maneira conjunta por um apoiador e morador. O momento mais esperado foi o da quadrilha, onde crianças e adultos formaram seus pares e puderam se divertir com a dança típica. Enquanto tudo ocorria, uma panfletagem também foi feita, trazendo no conteúdo do material um pouco do histórico do CSP-VT e reforçando a importância da Festa, como expressão da força de organização dos moradores da Vila, e da Cultura Popular, que ensina sobre a história de lutas e conquistas do povo. Ao final, karaokê permitiu a todos mais um momento de confraternização. A limpeza do espaço, após a festividade também foi feita maneira coletiva.

Dessa maneira, o Comitê de Solidariedade Popular da Vila Torres pôde construir uma festa junina que valorizou a riquíssima cultura popular brasileira, além de demonstrar a capacidade de organização entre os moradores do local.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s