O Centro Estudantil da Pedagogia (CEPed) da USP campus de Ribeirão Preto realizou nos dias 04/06 e 11/06 o Pós-ENEPe, aplicando, assim, o Plano de Lutas tirado do 41° Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia – ENEPe – em Niterói-RJ. O CEPed, que atualmente tem uma gestão construída a partir dos princípios da ExNEPe, organizou um vitorioso Pós-ENEPe na região, proporcionando aos estudantes que não puderam ir – pelo descaso da Universidade que não ofereceu transporte e/ou auxílio financeiro – um pouco da discussão do Encontro.O Pós-ENEPe foi realizado em dois dias, cada um com um tema específico de mesa, com o objetivo de aprofundar nas discussões das mesas realizadas no encontro. No dia 04/06 o tema foi: Os dois caminhos do M.E. – Pedagogia é a Ciência da Educação contando com a presença do companheiro Pena da Secretaria Nacional da ExNEPe. Ele destrinchou sobre o movimento estudantil, trazendo o histórico das vitoriosas mobilizações combativas dos estudantes que lutaram por direitos e por um ensino público, gratuito e democrático. A mesa contou também com a fala do presidente do CEPed e membro da Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo – EEEPe-SP – que trouxe todas as vitórias estudantis na USP campus de Ribeirão Preto, o que foi possível pela organização dos estudantes combativos que se lançaram na luta quando os estudantes mais precisavam.


A segunda mesa, realizada no dia 11/06, teve como tema BNCC e BNC-FORMAÇÃO: ataque ao Ensino Público, Gratuito e Democrático e contou com a presença da professora doutora Noeli Prestes do curso de Pedagogia da USP de Ribeirão Preto e com o professor doutor Marcelo Motokane do curso de licenciatura em Biologia. Ambos falaram dos ataques que a BNCC e BNC-Formação causam: um currículo esvaziado de conteúdo científico, uma formação aligeirada e conteudista. Após a fala dos palestrantes, houve a abertura de intervenções dos estudantes que fizeram colocações sobre o assunto e perguntas à mesa.
O Pós-ENEPe deixou claro que a luta combativa é o que dá resultados. O CEPed, antes da segunda mesa, ocorrida no dia 11/06, aprovou uma manifestação pela abertura de concursos públicos e tal ação, que num período curto já deu resultados, foi utilizada pelos palestrantes como exemplo de respostas e organização que devemos ter contra todos os ataques que a Universidade Pública, que o Ensino Público, que os estudantes e trabalhadores sofrem.
VIVA O VITORIOSO 41º ENEPe!
ABAIXO A BNCC, A BNC-FORMAÇÃO E O NOVO ENSINO MÉDIO!


