[Pará] Relizada jornadas de Pós-Enepe nos campus da UFPa

No mês de Julho ocorreu uma série de Pós-Enepes na UFPa, campus de Castanhal, sede Mãe do Rio e no Campus de Abaetetuba. Os eventos tiveram como objetivo propagandear e destacar os principais temas debatidos no 41º Enepe sediado no Rio de Janeiro em Abril do presente ano, além de ampliar o debate sobre o Plano de Lutas votado na plenária final.

Em Mãe do Rio o encontro aconteceu no dia 8 de Julho e contou com a participação de 30 estudantes de pedagogia e licenciatura em Educação Física. Já em Abaetetuba, o encontro contou com a presença de 8 estudantes de Pedagogia que decidiram ir debater na universidade no período de recesso das aulas em meio as férias de julho, fruto da necessidade e vontade de retornar as atividades presenciais dentro das universidades.

Ao fim, os estudantes foram convocados a comporem a Frente contra a EaD e a privatização das Universidades do Pará, frente essa criada com o intuito de mobilizar, organizar e politizar os estudantes em defesa da educação pública e gratuita e contra a privatização do ensino.

Os estudantes de Mãe do Rio ainda prestaram solidariedade aos indígenas, quilombolas e ribeirinhos da região do Acará, região nordeste do Estado que estão sendo criminalizados por lutarem por seu pedaço de terra para viver e trabalhar, território esse que está sendo usurpado pela empresa BBF, produtora de óleo de Palma que tem expandido suas plantações de dendê em meio as terras indígenas e quilombolas, invadindo até seu cemitério, proibindo o direito de ir e vir e poluindo os rios causando uma série de prejuízos não só ambientais, mas econômicos pois prejudica a agricultura familiar e a economia local, conflito esse denominado pelos monopólios de imprensa como “Guerra do Dendê”, mas que escancara a realidade do campo do país.

TODO APOIO AOS INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E RIBEIRINHOS DO ACARÁ!
TERRA PRA QUEM NELA VIVE E TRABALHA!
FORA BBF!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s