Executiva Paranaense realiza debate sobre a BNC – Formação

Seguindo o chamado da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia de mobilizar em todas as universidades do país a luta contra a criminosa e anticientífica imposição da Base Nacional Comum de Formação de Professores (BNC-FP) através da Resolução CNE/ CP Nº 2/2019, a ExPEPe conduziu um importante espaço de debate entre estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no último dia 12 de agosto.

A exposição do tema foi feita pelo presidente da ExNEPe, Antônio Nascimento, através de uma apresentação de slides que destrinchava a Resolução, bem como a Nota Técnica do CNE de junho de 2022 associadas a trechos de documentos do Banco Mundial, das Forças Armadas e do MEC que demonstraram a relação de conluio existente entre os interesses privatistas nacionais e estrangeiros sob tutela militar.

O debate foi bastante rico por contar com várias experiências de estudo e trabalho dos estudantes presentes no evento. Muitos denunciaram a forma encoberta com que tais políticas são aplicadas na educação, ressaltando a conivência da burocracia universitária e apontando contra o sentimento de apatia e imobilismo que impregna muitas organizações e movimentos de estudantes e professores. Demarcando caminho com tais práticas os estudantes relembraram a recente Ocupação do Edifício João José Bigarella e tomaram posição por transformar toda a UFPR em uma trincheira de luta através da greve de ocupação! A construção do Dia Nacional de Combate à BNC – Formação em 15 de setembro já se iniciou e promete converter toda a energia e indignação dos estudantes em mais luta combativa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s