[RJ] D.A da UFF lança revista ‘Escritos Pedagógicos’

No dia 23 de agosto (terça-feira) de 2022, as companheiras do Diretório Acadêmico Anísio Teixeira da Universidade Federal Fluminense (UFF) lançaram a Revista Escritos Pedagógicos, que tem como objetivo impulsionar a escrita autoral e publicação acadêmicas entre os discentes do curso de pedagogia. O evento contou com uma mesa composta pelo responsável de propaganda da Executiva Nacional, companheiro Pena, e por duas estudantes da direção do Diretório Acadêmico Anísio Teixeira e da Executiva Fluminense de Estudantes de Pedagogia.

O lançamento foi uma das atividades de calourada do período 2022.2. O companheiro falou a respeito das principais orientações teóricas usadas pela ExNEPe (dentro do marxismo), também desenvolveu sobre a importância da produção literária explicando como é uma etapa científica e fez um apanhado geral sobre os ataques que a educação e as universidades públicas vêm sofrendo, dando enfoque na problemática da imposição da Base Nacional Comum de Formação de Professores (BNC-FP), sendo ela uma clara ferramenta de desmonte da profissão docente e controle dos professores, retirando por completo a autonomia universitária, e nas más condições que se encontram as universidades públicas por todo o Brasil, sendo isso resultado de um criminoso corte de verbas e desvio de dinheiro dentro do próprio meio universitário. A partir desse entendimento, houve uma articulação entre os conhecimentos teóricos e como eles podem servir de ferramenta para transformar a própria sociedade de classes.

As (os) estudantes estavam muito interessadas (os), tornando o debate muito enriquecedor, notou-se grande indignação e muita sede de mudança por parte deles, sendo assim foi mostrado que a única forma de combate a esse projeto de desmonte da educação pública é a mobilização dos estudantes de forma independente, classista e combativa, e as ocupações rápidas e eficazes, como foi feito no prédio de ciências da terra, José Biagarella, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

As representantes do DA  destacaram a importância da pesquisa, da ciência e da mobilização combativa, independente e organizada dos estudantes dentro do curso de Pedagogia, em seguida a revista Escritos Pedagógicos foi apresentada, mostrando toda sua estrutura, que contará com notícias sobre a educação brasileira, textos escritos pelos estudantes da Faculdade de Educação da UFF, textos clássicos e um espaço cultural para que além de textos acadêmicos outras produções dos discentes sejam publicadas, como poemas, desenhos. Ao fim, foi feito um convite para que todas e todos discentes enviem seus textos para serem publicados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s