[PR] Chapa UEM PRESENTE – A LUTA É O QUE MUDA vence as eleições para o DCE da UEM!

No dia 06 de setembro foi anunciado o resultado das eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM): 1221 votos para a Chapa 1, contra 301 votos para a chapa 2! (https://www.instagram.com/p/CiNpxZYLxBK/)

Contudo, a conformação da Chapa 1 foi, desde seu início, uma vitória, pois seus integrantes estiveram presentes nas últimas e mais importantes manifestações estudantis ocorridas na UEM, sendo elas a luta pelo retorno das aulas presenciais, a luta pela reabertura do Restaurante Universitário e a manifestação contra a repugnante PEC das mensalidades.

A grande vitória eleitoral da Chapa 1 foi fruto de um esforço conjunto dos estudantes que se organizaram para impulsionar o movimento estudantil em defesa da universidade pública e gratuita, levantando bem alto as bandeiras da independência e da combatividade como princípios fundamentais para a edificação de um movimento realmente capaz de vencer os embates que se apresentam.

Durante a campanha, milhares de panfletos foram entregues em sala de aula, onde os integrantes da Chapa puderam conversar com os estudantes, apresentar suas bandeiras de luta e propostas para o movimento estudantil e para a universidade, recebendo um retorno imediato de aprovação por parte tanto de professores quanto dos discentes, que expressavam sua alegria em ver uma chapa para o DCE realmente disposta a lutar pela UEM.

Diversos materiais sobre diferentes assuntos foram escritos, sendo o mais importante deles o Plano de Lutas (https://bityli.com/eMyFxpy), onde a Chapa expõe sua visão acerca de questões como a Educação à Distância (EaD) e outros problemas de extrema relevância para a universidade pública.

Com toda a campanha, a produção de materiais e, particularmente, o debate entre as chapas, ficou nítido que dois caminhos distintos para o movimento estudantil se apresentavam: o da luta e o da conciliação (https://www.instagram.com/p/CiEXK0agyko/). Sem dúvida, o resultado das eleições mostra com qual dos dois caminhos os estudantes realmente se identificam.

resultado das eleições para o DCE da UEM. A chapa 1 “UEM PRESENTE” apresenta quase mil votos a mais que a chapa 2.

Com a vitória da UEM Presente, um novo capítulo do movimento estudantil da UEM se abre, onde a nova coordenadoria não só retomará o heroico legado de lutas que a universidade tem, como o lançará a novos patamares, pois só assim é possível defender a universidade pública e gratuita da ameaça de privatização. 

Avante, juventude! A luta é o que muda, o resto só ilude!

Cresce, por todo o Brasil, o novo movimento combativo estudantil!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s