No último dia 15 de Setembro atendendo a convocação da ExNEPe, estudantes de pedagogia e licenciaturas que fazem parte da Executiva Paraense dos Estudantes de Pedagogia (ExPaEPe) e da Frente Contra a EaD e a Privatização do ensino público do Pará realizaram uma vitoriosa atividade pela revogação imediata da BNC-Formação.

O dia nacional de combate a BNC-Formação representou o triunfo de uma semana intensa de atividades de agitação e propaganda, passagens em sala de aula, aula pública e estudo do Boletim 008, última edição confeccionada pela entidade abordando o tema e suas consequências, não só para a formação e carreira nas licenciaturas, mas também ferindo a autonomia das universidades em decidir seus próprios currículos.

Ao todo foram distribuídos 1.000 materiais pela universidade entre cartazes, panfletos, notas, boletins e adesivos. A atividade foi realizada conjuntamente com professoras do curso de pedagogia e estudantes que estavam apresentando os resultados das experiências dos estágios finais no curso de pedagogia. Além da apresentação dos trabalhos, a pedagoga Professora Dra. Creusa, da Universidade Estadual do Pará (UEPa) contou sobre o histórico de luta da pedagogia, desde o período de sua formação na época da ditadura militar quando o curso era totalmente fragmentado e sobre a necessidade de lutar mais uma vez por barrar novamente essa tentativa de fragmentação do curso.



A ExPaEPe interveio energicamente convocando aos estudantes a mirarem no caminho da luta através das greves de ocupação em defesa e da garantia de seus direitos, seguindo os exemplos dos estudantes da UFPR e da UFGD.
Confira os melhores momentos do Dia Nacional de Combate a BNC-Formação na UEPa: