Acompanhe o dia-a-dia da ocupação do Bloco 16 da USP-RP!

17 de outubro, 1º dia:

Devido à falta de docentes nos cursos de Pedagogia e Biblioteconomia e Ciência da Informação no departamento de Educação, Comunicação e Informação estes cursos estão fadados a morte. Podendo não ter abertura de turmas no ano que vem e os outros anos ficarem sem professores. Assim, sendo impossibilitados de continuar sua formação. Diante dessa situação o reitor  Carlos Gilberto Carlotti J. afirmou, em uma fala absurda, que nada faria, não reconstituiria os cargos possibilitando a contratação de professores! Assim sendo, os estudantes não viram outra saída a não ser ocupar. Muita luta e organização já estava sendo travada pelos estudantes da USP-RP, com panfletagnes, manifestações, assembleias, o que cuminou na VITORIOSA OCUPAÇÃO do Bloco Didático da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letrar de Ribeirão Preto – FFCLRP.


No dia 17 de outubro de 2022 aproximadamente às 20h10 da noite, os estudantes do curso pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto iniciaram a ocupação do bloco didática. Os estudantes organizados entraram em manifestação no Bloco e logo em seguida já o decretaram ocupado. Com muita calma foi solicitado que os professores e funcionários se retirarem-se do bloco. Com a saída, as barricas foram organizadas e os cartazes e faixas foram confeccionadas e estiados. Em 1h o bloco já era dos estudantes!

Em questões de minutos, os Centros Acadêmicos e o DCE soltaram notas de apoio à ocupação e em alguns instantes já se repercutia por toda a USP e para fora dela também. Conseguindo doações de alimentos para a janta e para o café da manhã do dia seguinte. Durante a assembleia da ocupação os estudantes foram interrompidos por uma funcionária querendo saber o que estava acontecendo e em alguns minutos o vice-diretor veio falar com os estudantes. O vice-diretor perguntou qual eram as reivindicações dos estudantes e após saber disse que não era a diretoria da FFCLRP que conseguiria resolver. Os estudantes da ocupação questionaram e disseram que só sairiam dali com sua reivindicações aceitas. As comissões foram tiradas e a primeira noite foi vitoriosa. A audácia dos estudantes combativos que se lançaram na luta contra os ataques desse reacionário Estado, defendendo a educação pública, gratuita e democrática irá triunfar sob a burocracia universitária e sua política conivente e covarde!

18 de outubro, 2º dia

A luta por abertura de concursos públicos no DedIC continua firme e os estudantes só elevam sua organização e ganham mais força. Isto é uma clara demonstração de que o caminho da luta é este e que tomar outro rumo é ilusão.

Os estudantes da ocupação do bloco 16 estão indo para a segunda noite de ocupação. Isto expressa a audácia dos estudantes que estão ocupando. Todos os dias tem ocorrido assembleias da ocupação definindo os rumos do dia e a aplicação da pauta. Após a assembleia é definido o primeiro cronograma do dia e suas atividades. Ainda no primeiro dia já foi montado as comissões e o trabalho inicia-se, no segundo dia mais pessoas se integraram e a divisão de trabalho foi estabelecida.

Logo pela manhã os estudantes receberam doações de comida para o café da manhã e logo após o café começaram a organizar o bloco, para em seguida começar a fazer o almoço. Em pouco tempo já recebiam novas doações e notas de apoio.

A luta dos estudantes da USP-RP tem mostrado o o caminho e aumentado a certeza de que devem continuar. Durante a tarde, o Centro Acadêmico da Filosofia USP-RP realizou na ocupação a Semana da Arte, mobilizando a ocupação para atividades culturais.  Às 16h ocorreu uma reunião com uma professora onde foi discutido sobre a situação dos docentes no curso. Já às 19h foi realizada uma aula pública no bloco, que contou com grande participação dos estudantes. Após a aula pública foi realizada a última assembleia do dia, estabelecendo o cronograma para o dia seguinte.

19 de Outubro, 3º dia:

No terceiro dia de ocupação tudo continuou muito bem. O apoio só aumentou  e o movimento cresceu. Professores e estudantes de diversas unidades, faculdades e universidades abraçaram a causa. A cada dia que passa os estudantes elevam sua organização. Os estudantes organizados em assembleia constroem o cronograma de luta do dia. A ornamentação do bloco foi melhorada.

No terceiro dia, o curso de biologia voltou a ter aula normal e as aulas foram realocadas para as aulas acontecerem. Rapidamente os alunos da biologia se mobilizaram e organizaram um boicote às aulas e pediram para algum representante da ocupação falar nas aulas para desmistificar as mentiras faladas da ocupação.

Na parte da tarde, os estudantes receberam a presença do professor responsável pelo conselho da graduação. Fez ameaças e chantagens, mas os estudantes não caíram nas mentiras e falácias. No mesmo dia foi encaminhado ao reitor e a direção um ofício com a solicitação dos estudantes. Que não teve respostas. Não é de hoje que a reitoria ignora os estudantes. É desta forma que os estudantes são tratados.

21 de Outubro, 4º dia:

Na sexta feira (21/10), os estudantes da ocupação do bloco 16 descobriram que o reitor estaria em Ribeirão Preto e participaria da posse do novo diretor da Escola de Enfermagem então para recebê-lo da melhor forma preparam uma manifestação combativa para receber o Reitor omisso Carlos Gilberto Carlotti Junior, que até o momento, ignorou o ofício enviado pelos estudantes da ocupação e sequer se pronunciou acerca da luta dos estudantes contra o fechamento dos cursos de Pedagogia e BCI, em decorrência da falta de professores.

Além da omissão e negligência, o burocrata ainda quase atropela dois estudantes ao tentar sair fugindo, cantando pneu temendo a combatividade dos estudantes. Exemplo de que organizados os estudantes impõem medo a toda burocracia universitária e aos privatistas. Eles que fujam, pois nós não recuaremos nem um passo!

Para mais detalhes, clique aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s