[SP] Estudantes ocupam Reitoria do IFSP contra o aumento do bandejão!

Na última terça-feira, 25, dezenas de estudantes do IFSP ocuparam o prédio da reitoria no campus contra o aumento abusivo do valor da refeição no bandejão. Há quase um mês a direção do campus SP do Instituto Federal de São Paulo anunciou o aumento de 40% no valor da refeição no RU, passando de 5 para 7 reais mesmo após inúmeras promessas feitas pela direção de que o aumento não afetaria os estudantes.

Após intensa mobilização com colagem de cartazes, assembleias e manifestações, todas ignoradas pela Reitoria/Direção e o velho movimento estudantil que a única solução que propunha era sentar para negociar o aumento, os estudantes organizados no Comando de Luta Estudantil decidiram tomar a iniciativa de ocupar o prédio da reitoria, erguendo alto a bandeira da Greve de Ocupação, convocada pela ExNEPe e que vem tomando forma passo a passo, sob os princípios da independência, classismo e da combatividade, como na vitoriosa greve de ocupação do Bloco 16 da USP-RP que segue firme há mais de uma semana na luta pela abertura de concurso público para contratação de novos docentes e contra o fechamento do curso.

Uma prévia da ocupação e um aviso a burocracia universitária de que os estudantes não estavam afim de brincadeira, foi a realização de um catracaço, quando do aumento de 5 para 7 reais, no qual graças a intervenção decidida dos estudantes organizados no Comando de Luta Estudantil, centenas de estudantes puderam comer sem precisar pagar. Ali o recado foi dado, os estudantes não recuariam. Dito e feito!

Durante o intervalo das aulas do período noturno, na terça feira, os estudantes marcharam em manifestação até o prédio da Reitoria. Lá chegando, anunciaram a ocupação, convidando os funcionários a se retirarem pois a partir de então o prédio estava sob controle dos estudantes organizados. Alguns funcionários, a serviço da burocracia universitária, ainda tentaram desmobilizar a luta, dizendo que o preço do bandejão já tinha sido abaixado e que postariam uma nota as pressas divulgando isso caso os estudantes deixassem o prédio. Tudo em vão! Os estudantes já estavam vacinados contra mentiras e falsas promessas, não recuaram nem arredaram o pé e com palavras de ordem de “É greve, é greve, de ocupação, nem sucateamento nem privatização!” e “Para barrar a precarização, greve geral, greve geral de ocupação!” fizeram os porta vozes da burocracia universitária recuarem e deixarem definitivamente o campus. Vitória dos estudantes!

Ainda pela noite os estudantes organizaram algumas comissões para o funcionamento da ocupação e logo pela manhã da quarta feira realizaram uma vigorosa agitação nas salas convocando os estudantes do período matutino a conhecerem a ocupação e a participarem da assembleia que definiria os rumos da luta. Após um animado café da manhã e uma exitosa oficina de cartazes foi realizada assembleia da ocupação, onde os estudantes decidiram que só sairiam dali quando o aumento do valor do bandejão fosse revogado e os estudantes voltassem a pagar R$5,00 (que cabe mencionar já é um preço abusivo!!!).

Reitoria ocupada é vitória garantida

Ainda pela tarde da quarta feira, 26, a direção publicou documento oficial informando que o aumento do bandejão tinha caído e que os estudantes voltariam a pagar o valor anterior de 5 reais. Já no almoço da quarta feira os estudantes puderam comprovar na prática como o caminho da luta combativa da resultados, ao chegar no guichê para compra da refeição e se depararem de fato com a diminuição do valor. Vitória contundente do movimento estudantil combativo e independente! Ainda, a direção se comprometeu a ressarcir todo o valor gasto por cada um dos estudantes com os dias que o RU passou com seu preço aumentado para R$7,00.

Ainda hoje(quarta-feira) pela noite, será realizada nova assembleia onde os estudantes decidirão sobre os rumos da ocupação e da luta. Fato é que já fizeram a burocracia universitária tremer de medo, obrigaram-os a abaixar o valor do RU, garantiram uma vitória importante e certamente daqui pra frente o IFSP não será mais o mesmo, pois os estudantes experimentaram na prática sua força enquanto movimento estudantil combativo e independente e passo a passo conquistaram parte por parte de seus direitos, tendo como norte a conquista do co-governo estudantil.

VIVA A OCUPAÇÃO DA REITORIA DO IFSP!

ABAIXO A PRECARIZAÇÃO E A PRIVATIZAÇÃO!

VIVA O MOVIMENTO ESTUDANTIL COMBATIVO E INDEPENDENTE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s