[PE] ExNEPe participa de mobilização contra os cortes de verbas e pela greve de ocupação na UFPE!

Reproduzimos a seguir a matéria publicada pelo Jornal A Nova Democracia em 03 de novembro deste ano, acerca de mobilização estudantil contra os cortes e em defesa da greve de ocupação. A matéria original pode ser acessada através do link: https://anovademocracia.com.br/noticias/18319-pe-estudantes-se-mobilizam-contra-os-cortes-de-verbas-e-pela-greve-de-ocupacao

Na tarde do dia 10/10, a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) realizou uma intervenção em evento da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) defendendo a luta estudantil através da greve de ocupação para defender a educação pública, gratuita e a serviço do povo. A fala foi aplaudida pelos estudantes presentes durante toda a intervenção. No mesmo dia, ativistas do coletivo Mangue Vermelho (MV) realizaram panfletagens e passagem em salas durante os três turnos convocando os estudantes a participarem de uma assembleia estudantil convocada pelo Diretório Central de Estudantes (DCE). Na mobilização, ativistas reafirmaram a necessidade de pautar a greve de ocupação.

Na manhã do dia 11 de outubro, horas antes da realização da assembleia de professores e da estudantil, ativistas do MV fecharam a entrada principal da Universidade Federal de Pernambuco ateando fogo em pneus. No local, os estudantes levantaram a faixa Contra os cortes de verbas na educação: Greve de Ocupação!. O ato combativo foi saudado por transeuntes que levantavam o punho como saudação aos ativistas.

Já manhã do dia 18 de outubro, estudantes realizam colagem de cartazes na UFPE denunciando ataques privatistas do MEC contra o ensino público. A atividade, realizada no Centro de Educação, contou com a participação de ativistas que confeccionaram um cartaz pela necessidade de uma greve de ocupação para barrar os cortes de verbas na educação. O ato também contou com a presença da ExNEPe onde foi produzido um cartaz que expressava a palavra de ordem Pela revogação imediata da BNC-formação! que representa um ataque contra as licenciaturas, principalmente ao curso de Pedagogia e a formação unitária do pedagogo.

Na vitoriosa atividade, realizada em pleno fim de período depois de meses de lutas, foram relembradas as conquistas do movimento estudantil combativo como os novos bebedouros no Centro de Educação, sendo um dos únicos centros da UFPE com tal aquisição, fruto da luta incansável feita através de abaixo-assinados, passagens em salas, manifestações, estudos e panfletagens contra os cortes de verbas, assim como a denúncia da burocracia universitária e do imobilismo. Desta forma foi que os estudantes reafirmaram o compromisso de sistematizar toda experiência adquirida no retorno presencial para elevar ainda mais a defesa de uma universidade pública, gratuita e a serviço do povo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s