[PE]: Encontro Estudantil é realizado no Centro de Educação da UFPE!

Na manhã do dia 9 de novembro foi realizado um vitorioso encontro estudantil mobilizado pelo Comitê de Lutas – Pedagogia UFPE e pela Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia no Centro de Educação da UFPE. A atividade, realizada na primeira semana de férias na sala do Diretório Acadêmico de Pedagogia – Remís Carla, iniciou-se com uma faxina do espaço que estava empoeirado e sujo, prosseguindo com a ornamentação do espaço com bandeiras de luta e cartazes do Comitê de Lutas e ExNEPe. 

No cine-debate acerca da Greve da UNIR, os estudantes reforçaram a necessidade de romper com o oportunismo, como fizeram os estudantes na luta pela conquista da gratuidade do ensino superior, como também na própria greve da UNIR.

Foi colocado na discussão a necessidade de não esperar que as reivindicações cheguem mas que sejam conquistadas através da luta como vem acontecendo no Centro de Educação, onde o movimento estudantil combativo conquistou novos bebedouros através de abaixo-assinado, panfletagens, passagens em salas, manifestações e realizações de eventos, mesmo sofrendo censura da burocracia universitária e campanha de difamação do oportunismo, fazendo com que o CE seja o único centro da universidade com novos bebedouros.

O debate também acentuou a tática da Greve de Ocupação como a mais avançada para o movimento estudantil e de sua imprescindível aplicação na UFPE, dando exemplos de vitórias onde foi praticada recentemente além da UNIR, como na UFGD, UFPR e mais recentemente na UFSC, IFSP e na USP com participação ativa da ExNEPe.

Em seguida, os estudantes realizaram a confecção de um Mural de Lutas CE/UFPE com as importantes mobilizações estudantis desempenhadas na universidade, apresentando lutas elementares disseminadas pelo movimento estudantil classista e independente. Enfim, a atividade encerrou-se com a distribuição de um boletim da ExNEPe acerca do Co-Governo Estudantil, dando continuidade com uma vigorosa atividade cultural envolvendo apresentações de músicas com violão e gaita como “Aguilhões” da artista independente Jacinto, “Rompendo Grilhões” de Zé Bentão, versões de Chico Buarque, Legião Urbana, canções populares e declamações de poemas do Castro Alves assim como também de autoria dos próprios estudantes presentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s