[MG] Nova data para o Encontro Mineiro!

A Comissão Organizadora do 16º EMEPe informa a todos e todas que o o Encontro Mineiro será adiado e será realizado num único dia, 03 de dezembro. Manteremos sua realização na UFMG.

Segue abaixo uma nova carta convite e informações atualizadas do encontro:

Vem aí o 16° Encontro Mineiro de Estudantes de Pedagogia!

A Executiva Mineira de Estudantes de Pedagogia convida a todas e todos a participarem do 16° Encontro Mineiro de Estudantes de Pedagogia – EMEPe, a ser realizado no dia 03 de dezembro, na UFMG. O tema do encontro será: ABAIXO OS CORTES DE VERBAS E A PRIVATIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE! REVOGAÇÃO IMEDIATA DA BNC – FP E DO NOVO ENSINO MÉDIO: PELO DIREITO DE ENSINAR, ESTUDAR E APRENDER!

O ano de 2022 foi para o movimento estudantil e todo o movimento popular um ano explosivo. Já no início do ano, estudantes independentes e combativos vanguardeados pela ExNEPe conquistaram com luta de verdade a volta presencial de inúmeras universidades, protagonizando as mais importantes manifestações estudantis desde o início da pandemia, fruto da persistência de 2 anos atuando sem descansar na pandemia, denunciando a imposição da EaD como maior ataque ao ensino público da história, realizando inúmeras atividades políticas, de solidariedade classista e de caráter extensionista como reforço escolar, colocando a universidade e a ciência a serviço do povo.

A ExNEPe realizou o histórico 41º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia na UFF, Niterói/RJ, encontro que liberou gigantescas energias no movimento estudantil para seguir defendendo com unhas e dentes o ensino público e gratuito. Por todo o país a bandeira de luta combativa da ExNEPe foi levantada: a bandeira da greve de ocupação como a forma mais radical de luta estudantil contra a ofensiva privatista ao ensino público. Assim foram nas ocupações da reitoria da UFGD contra o fechamento dos cursos da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), do Bigarella (prédio de Ciências da Terra) na UFPR no Paraná, do bloco 16 da USP – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto/SP. Bem como diversas atividades políticas como passagens em salas, colagem de cartazes, panfletagens, agitações, as vigorosas manifestações em vários estados puxadas pela ExNEPe no dia 15 de setembro, o Dia Nacional de Combate a BNC, que fez tremer de medo os reacionários e privatistas e recuar o MEC, e as manifestações no início de outubro contra o mais recente corte de verbas fazendo recuar o MEC.

Em Minas, também vemos a explosividade do povo se expressar nas combativas greves de várias categorias como operários da construção civil, professores de diversas redes de ensino, metroviários etc. bem como a heroica luta do povo de Ouro Preto contra a privatização da água da cidade em prol de monopólios imperialistas. Contra projetos privatistas como o “Somar” nas escolas estaduais, o Programa Reforço Escolar nas escolas municipais, o “Novo” Ensino Médio, além das constantes invasões policiais as escolas, professores, estudantes e diretores tem resistido bravamente, realizado manifestações e manifestado seu repúdio.

São consequências da grave crise que passa o país, o capitalismo atrasado do Brasil, que não tem outra solução para se salvar que não seja explorar mais o povo, privatizar todo serviço público, vender as universidades e escolas, além do incremento da repressão para impedir qualquer levantamento contra o atual estado de coisas injusto. Contra os ataques aos direitos do povo, ao Ensino Público superior e básico, ataques a formação de professores e estudantes, exige-se da juventude brasileira que se lance a luta intransigente e combativa! O EMEPe deste ano, com seus debates, discussões e mobilização estudantil cumprirá a grande tarefa de elevar a outro patamar a luta estudantil no estado de Minas Gerais para defender o ensino público, gratuito e que sirva ao povo!

Sobre o EMEPe:

Programação do encontro (provisória):

Manhã:

Credenciamento

Mesa de Abertura

Mesa1 – A luta contra a privatização da universidade pública e da água de Ouro Preto

Tarde:

Atividade Cultural

Mesa 2 – Revogação imediata da BNC-FP e do Novo Ensino Médio! Pelo direito de ensinar, estudar e aprender!

Mesa 3 – Plenária Final

Atividade Cultural

Para participar do evento, é necessário se inscrever no link: https://forms.gle/H8fyeMNC3Zs1uhKJ9. A confirmação da inscrição virá após pagamento, via PIX, da taxa de inscrição. O pagamento deve ser feito na chave (31) 9 9390 7253 (Gustavo Gabriel dos Santos), e o comprovante enviado por e-mail para executivamineiradepedagogia@gmail.com, informando junto nome completo. Enviaremos um e-mail de resposta confirmando a inscrição. Pedimos que façam as inscrições de forma antecipada para auxiliar na construção do evento.

Serão 4 modalidades de inscrição:

-Modalidade 1 (30 reais antecipado, 35 no dia do evento): Certificação, Kit Credenciamento e Alimentação

-Modalidade 2 (12 reais antecipado, 15 no dia do evento): Certificação e Kit Credenciamento

-Modalidade 3 (Isenção): Direito a Certificação, Kit Credenciamento e Alimentação, necessário apresentação do NIS

-Modalidade 4 (Ouvinte): receberá crachá de participação, porém não tem direito a certificado e alimentação.

Listas de presenças serão passadas em cada mesa, para averiguar participação. Num prazo de até 15 dias enviaremos por e-mail o certificado de participação de 10 horas.

Qualquer dúvida, podem nos contactar: executivamineiradepedagogia@gmail.com ou (31) 993907253 (WhatsApp).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s