[PE]: ExNEPe realiza cinedebate na UFRPE!

No dia 29 de novembro, a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia realizou uma vitoriosa atividade com toda turma do 2° Período do curso na Universidade Federal Rural de Pernambuco. O cinedebate foi mobilizado através de passagens em salas onde os estudantes contribuíam financeiramente para a realização do evento!

O filme utilizado foi Diários de Motocicleta, onde o Professor Aristeu Portela Junior aproveitou da questão para impulsionar as atividades dentro da disciplina Identidade, Cultura e Sociedade.

Antecedendo o filme, a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia realizou uma apresentação contando seus objetivos enquanto entidade classista e independente comprometida com a defesa da formação do Pedagogo a serviço do povo, mostrando as principais lutas travadas recentemente em todas as regiões do Brasil. Logo, os estudantes serviram as pipocas e refrigerantes para dar início ao filme.

O rico debate se desdobrou em diversos temas que o longa-metragem aborda, contudo, centrou na forma como se deu o contato dos protagonistas com as camadas populares da América Latina, transformando radicalmente sua concepção de mundo, ocasionando na defesa ativa de seus interesses. 

Os estudantes também discutiram sobre a importância de rechaçar o fatalismo e não normalizar as condições de miséria impostas. O Professor Aristeu magistralmente apontou que a desigualdade social não é inata e sim social, desta forma, afirmou que não dá para ficar parado! 

Estudantes de Pedagogia que não puderam comparecer denunciaram a entidade que suas turmas não foram liberadas, mesmo demonstrando interesse em participar de um importante debate dentro do atual contexto político. Na denúncia, afirmaram que a teoria crítica ensinada nas aulas de nada vale sem colocá-la em prática. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s