[PR] NOTA EM SOLIDARIEDADE AS DIRIGENTES SINDICAIS DO SISMUC QUE TIVERAM SUAS CASAS INCENDIADAS 

A Executiva Paranaense de Estudantes de Pedagogia vem por meio desta nota se solidarizar com às dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Curitiba (SISMUC) Juliana Mildemberg (coordenadora-geral do sindicato) e Lóide Ostrufka (secretaria-geral), que tiveram sua casa incendiada na madrugada desta terça-feira (3). 

Conforme o laudo dos bombeiros, livros, bandeiras, roupas e arquivos pessoais relacionados à luta das trabalhadoras e dos trabalhadores do município foram usados para atear o fogo. Curioso é o fato de permanecerem no local os cartões bancários, demonstrando que o intento dessa ação criminosa claramente é o de intimidação e perseguição política contra as dirigentes sindicais que participam ativamente na luta popular e democrática representando a categoria dos servidores públicos. 

Ainda não se sabe quem fez e quais foram as motivações. Mas uma coisa é certa, esse ato criminoso faz parte do aumento da perseguição política aos lutadores e lutadoras do povo  em nosso país. A repressão e perseguição a luta popular tem crescido nos ultimos anos e vem sendo promovida como uma série de provocações, atentados políticos e ataques armados, pela extrema-direita e os reacionários da direita, que buscam a todo custo frear o avanço da luta popular, minar as liberdades democráticas e promover uma verdadeira “caça-as-bruxas”. Esse atentado não se encontra isolado e para citar alguns exemplos mais recentes no dia 20 de outubro de 2022 houve um incêndio em uma Área camponesa no município de Pedras de Maria da Cruz (Norte de Minas) provocado por latifundiários da região, e a campanha de criminalização desatada pela prefeitura e câmara de vereadores de Ouro Preto contra o Comitê Sanitário de Defesa Popular e ao professor da UFOP Marcos Calazans, na luta contra a privatização da água pela companhia SaneOuro, do grupo monopolista sul – coreano GS Inima.

Desde já, prestamos nossa solidariedade as dirigentes sindicais que foram alvos desse atentado criminoso. Exigimos das autoridades locais uma apuração sobre as motivações do incêndio e que os responsáveis sejam devidamente identificados e punidos. 

Executiva Paranaense de Estudantes de Pedagogia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s