[PR]Estudantes de pedagogia realizam apoio as mães estudantes na UFPR!

Estudantes de pedagogia da UFPR iniciaram de forma voluntária um projeto de apoio as mães estudantes do curso que pelo recesso nos CMEIs e escolas, não tinham com quem deixar seus filhos ao irem para faculdade. Para as mães poderem participar das aulas, foi organizado uma escala no contra-turno dos estudantes voluntários que pudessem auxiliar no cuidado dos pequenos utilizando o espaço da criança que existe no 7° andar do DP I, no campus Reitoria.

O Espaço da Criança não é utilizado a muito tempo. Os estudantes terem tomado a iniciativa por dar vida ao espaço com atividades para os filhos e as filhas das mães do curso, tem inspirado estudantes, professores e coordenação da pedagogia, a ajudar no projeto de forma direta ou indireta seja na arrecadação de materiais como jogos, brinquedos, livros infantis e produtos de higiene para bebê, como também na melhoria da estrutura do espaço. Tudo para torna-lo mais acolhedor para as crianças e dar continuidade no projeto durante o próximo ano letivo, buscando aderir mais estudantes e tornar em algo institucionalizado contando com orientação de professoras na área da Educação Infantil e valendo horas formativas.

Esta é uma situação muito recorrente no curso e dentro da universidade, onde muitas das mães, em período de recesso das creches e escolas, não conseguem alguém para cuidar de seus filhos enquanto estudam, trabalham ou realizam outras atividades. Parte delas enfrentam também a realidade das longas filas de espera nas creches próximas de suas casas, e justamente por não haver vagas o suficiente acabam recorrendo a meios alternativos como deixar com parentes ou contratar babás.

Realidade esta que por falta de creches nos ambientes de estudo ou trabalho, acabam ameaçando a permanência estudantil das mães. Não basta as bolsas de auxilio para mante-las na universidade, é necessário que se construam creches e que isso esteja na ordem do dia das burocracias universitárias. O auxilio creche é insuficiente para resolver esta demanda, como no caso da própria UFPR onde o valor equivale a R$200,00 e nem sequer corresponde a mensalidade dos CEI privados de Curitiba e Região Metropolitana.

É urgente e necessária que lutemos pela construção de creches em todas as universidades para garantir permanência estudantil digna para as mães estudantes, e também como auxilio para as servidoras e trabalhadoras, colocando a universidade a serviço das mulheres do povo, a exemplo das creches ou escolas de aplicação já existentes na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade São Paulo (USP), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Federal Fluminense (UFFs).

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s