23º Fórum Nacional de Estudantes de Pedagogia

Carta-Convite ao 23º FoNEPe

A Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) convida as entidades de pedagogia, os estudantes de pedagogia, licenciatura e pós-graduação, professores, educadores, pesquisadores em educação, ativistas e militantes em defesa do ensino público de todo o país para participarem do seu 23o Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia (FoNEPe), que será realizado entre os dias 19, 20 e 12 de Abril em Belo Horizonte/MG.

O FoNEPe é um encontro nacional de caráter político, científico e cultural organizado pela ExNEPe com o intuito de congregar entidades de estudantes de pedagogia e demais interessados de todo o país para debater o atual cenário da educação brasileira, bem como a luta para defender o ensino público e gratuito. O 23o FoNEPe terá como tema: Lutar contra a privatização da previdência social e da universidade pública.

A chamada “reforma” da previdência é um dos maiores ataques aos trabalhadores da história de nosso país. É o fim da Previdência Social, como já acontece em países como o Chile, em que a previdência é privada e os trabalhadores simplesmente não se aposentam. Usam como desculpa um suposto rombo nas contas do Estado, que na verdade, é o dinheiro desviado das aposentadorias para pagar os juros dos bancos. Esta é a sujeira desta reforma, que se aprovada, será responsável pela desgraça de milhões de trabalhadores que suaram a vida inteira para ter uma vida digna. Nos somamos aos trabalhadores de nosso país e defendemos uma Greve Geral de Resistência Nacional como única forma de barrar a sanha privatista e defender a nação.

A privatização das universidades está na ordem do dia dos barões da educação e seus congêneres nos postos do Estado. Querem transformar as universidades em espaço de difusão de sua ideologia obscurantista, através de um ensino pragmático, mercadológico e anticientífico. Não podemos permitir que destruam o ensino superior público! Urge defender as universidades públicas da privatização e levantar a bandeira do ensino público, gratuito, democrático e a serviço do povo.

O crime da Vale Terrorista e Assassina que destruiu com sua vil mineração submissa ao imperialismo norte-americano o povoado de Bento Rodrigues em Brumadinho/MG levanta a necessidade de repúdio a essa política responsável pelo assassinato de centenas de pessoas. Pessoas, casas, famílias, soterradas por uma onda de lama resultante de uma atrasada forma de beneficiamento dos minérios, utilizada somente em países como o nosso, sem independência, sem terra para o povo, com um Estado que defende verdadeiros genocidas. O nosso compromisso classista exige que façamos este Fórum próximo a Brumadinho/MG como forma de apoiar a luta do povo que sofreu com essa tragédia, exigindo justiça para os mortos, familiares, mutilados e atingidos pelo rompimento da barragem e exigir uma política de nacionalização e industrialização dos recursos naturais.

Neste encontro, contaremos com a participação de estudantes, professores, pesquisa-dores e representantes de movimentos populares de todo o país que além de debaterem a luta contra a privatização da previdência social e da universidade pública, aprofundarão a discussão a respeito da mineração, impulsionando a organização dos estudantes e intelectuais em defesa do ensino público, gratuito, democrático e a serviço do povo e apoiando a luta popular.

Comissão Organizadora do 23o FoNEPe
Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia – ExNEPe

Baixe em PDF: Carta-Convite ao 23º FoNEPe

Carta de Brumadinho

Moções políticas do 23º Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia

Vídeo dos Melhores Momentos do 23º FoNEPe em Brumadinho

 

Anúncios